Monday, August 29, 2011

Grandes MESTRES - CONVENCION MEXICANA DE ARTE EN GLOBOS em 2012



Em Outubro de 2012, teremos um grende Evento da Qualatex no Mexico, o CMAG - Convencio Mexicana de Arte con Globos. Um evento maravilhoso, organizado pelos mestres/decoradores/artistas, Alex Arroyo e Pepe Posada. Imperdivel!!!

E para falar desses dois grandes MESTRES, tenho apenas um belissimo texto do Tao Te Ching que fala o que eh ser um MESTRE:

"Só temos consciência do belo quando conhecemos o feio.
Só temos consciência do bom, quando conhecemos o mau.
O grande e o pequeno são complementares.
... O alto e o baixo formam um todo.
O tom e o som se harmonizam.
O antes e o depois seguem-se um ao outro.
O passado e o futuro geram o tempo.
O longo e o curto se delimitam
O ser e o não ser geram-se mutuamente.
O sábio executa sua tarefa sem agir.
O sábio tudo realiza - e nada considera seu.
O sábio tudo faz e não se apega à sua obra." [Lao Te Ching, Verso II]

A obsessão em ser mestre produz o inverso. O Mestre é aquele que não deseja sê-lo.

O mestre deve compreender o Princípio do Gênero, Mestre num momento e discípulo no seguinte, pois não existe aquele que não tem algo a ensinar assim como o que não tem algo a aprender. Mestre num momento discípulo no seguinte e assim sucessivamente. Aquele que se diz mestre apenas é um discípulo a mais.

A obsessão de ser o primeiro mestre leva à condição de ser o derradeiro discípulo.

O mestre consciente sabe que constantes intervenções geram resultados inversos.

O Mestre ensina com exemplo e não com preleções sobre como deveriam ser, pois cada um tem sua linha própria de compreensão.

Impor gera a desobediência, o mostrar gera o observar, o observar gera o imitar. Assim o mestre deve saber que o discípulo tende a desobedecer quando algo lhe é imposto, mas tende a imitá-lo quando apenas é observado. Forçar o criar discípulos gera anti-discípulos, não querer criar discípulo cria-os... esta é a lei da polaridade. Sabendo como funciona o princípio da polaridade ele o mestre não gera pressões, espera o fluir natural, aguarda o germinar da semente do exemplo. O Mestre planta e espera...

O mestre não deve buscar recompensas nem louvores, louvores geram invejas. Ele sabe que não pode dar pois nada lhe pertence propriamente, assim ele não deve ter apego à sua obra." 

Isso sim, eh ser um MESTRE!!! E convivendo com o Alex Arroyo e Pepe Posada, aprendi a ter determinacao, aprendi a esperar e a amar cada vez mais esta ARTE MARAVILHOSA!!! Obrigada Alex e Pepe, voces sao maravilhosos!!!!


No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo comentario! Beijos no coracao!!!!