Thursday, October 20, 2011

Como podemos definir CRIATIVIDADE?

Em tempos de Grandes Eventos da Qualatex, Londres em Novembro, Japão em Dezembro, Dallas em Março de 2012, Convenção Mexicana de Artes com Globos (CMAG) em Outubro de 2012, estamos procurando dar dicas, e mostrar o quanto é importante estar se reciclando para dar mais qualidade ao seu trabalho, fazendo o Exame de CBA.


No post anterior eu falei sobre Inspiração, e venho estudando muito sobre Marketing, Publicidade e Design, e estou descobrindo coisas maravilhosas, dicas importantes e necessárias para nosso negocio. Pensei que eu sabia o suficiente, mas na realidade, não sabia nem o básico sobre o assunto... Estou juntando os pontos, como disse o nosso guru Steve Jobs.

Venho recebendo alguns emails de decoradores, e de pessoas que estão a procura de dicas para o Exame de CBA, e nesses emails vejo que a maior preocupação é com a CRIATIVIDADE, coisas do tipo:... "não tenho criatividade"... "as pessoas ficam falando quando faço algum modelo igual de alguem"... "dizem que copiar nao é legal..."

Quando "copiamos" algo de alguém, devemos mencionar de onde veio a INSPIRACAO, e ai que entra a palavra CRIATIVIDADE.

Como podemos definir a palavra CRIATIVIDADE?

A CRIATIVIDADE é a idéia de "novo", numa combinação de Criações antigas. É ter a capacidade de conceber novas combinações de cores, modelos e tamanhos, e saber discernir a relação entre elas. É ter a capacidade de ter idéias em cima das que foram previamente criadas e ser independente. É a conbinação de vontade + idéias.
Não existe nenhum obstáculo que você não possa vencer, se você sabe como aplicar todas as regras de cores e design, sua mente se abrirá, e você será capaz de realizar lindos trabalhos.

Você é uma pessoa criativa!

A criatividade não é apenas inventar algo totalmente novo, é como você faz o uso das coisas que já foram usadas e as transforma em algo novo. Você não tem que ser uma pessoa especialmente criativa, pois todos podem ser. Não é sobre quem você é, é sobre o que você faz de uso daquilo que já aprendeu, dando assim permissão a sua mente para brincar, fazer e aparecer!



Ser Diferente e Fazer a Diferença!

Alguns psicólogos chamam a CRIATIVIDADE de processos “soltos de idéias ", e eles acreditam que TODOS podem criar conexões entre o que vê e o que pode ser feito de NOVO, valorizando cada detalhe que você acrescentou, e cada momento que você se dedicou as mudanças.

1) Uma pré-condição importante no processo criativo:

Embora todas as pessoas tem métodos diferentes, alguns se inspiram na natureza, outros usam as revistas, outros imaginam formas, alguns precisam de estar sozinhos, mas todos tem a mesma coisa em comum: eles amam o que fazem.

Amar o que você faz, já lhe coloca numa posição diferente dos demais. Nascemos para amar o que fazemos, mas muitas vezes, algumas pessoas são forçadas a fazer um determinado trabalho sem amar, sem ter paixão, e isto faz com que a pessoa pare no meio do caminho, o processo de CRIATIVIDADE estaciona. Se você ama o que faz, você libera a sua criatividade sem a necessidade de se forçar, apenas usa os elementos disponíveis, alegria, e muito orgulho pelo que faz.


2) Praticar todos os dias

Quantas vezes você pega o balão por dia e descobre algo novo? Quantas vezes você disponibiliza todos os materiais que tem para agregar a algo que já foi mostrado? uma vez por mês? uma vez por semana? todos os dias?
O nosso cérebro precisa ser exercitado, e para isso, você precisa estar trabalhando diariamente em coisas novas, precisa estar disponibilizando produtos novos, precisa mudar a forma do que já tem, para algo inusitado, e isso as vezes pode nos causar um certo desconforto, mas todos os gênios criativos passaram por isso, mas foram ousados!


3) Ter uma visão diferente

Foi tomando uma visão diferente de algo, que as grandes criações foram feitas e alcançadas. O grande fundador da Apple, Steve Jobs, sempre falava que foi usando um idéia que já existia, que ele conseguiu a partir dali, criar algo melhor e mais acessível.... E que hoje é o sucesso!!!

Para desenvolver algo ou uma solução criativa atualmente, deve-se reformular o que já existe, quebrar algumas regras ou técnicas para fazer um projeto melhor, diferente, inovador.

4) Seja curioso, ousado

Criatividade requer uma mente curiosa, ousada, inovadora. Não coloque em sua mente perguntas como: Será que eu posso mudar isso? Será que vai dar certo?
Para evitar estas perguntas, faça, de um passo a frente, modifique as idéias e caminhe em cima delas. Não se cobre se o que você fez não atingiu o sucesso esperado, mas saiba que em algum lugar, alguém olhou com outros olhos, e gostou, e vai tomar a sua idéia e criar algo novo. Tentar obter idéias que já existem no mercado de trabalho pode ser algo importante, mas sempre inove, seja ousado e curioso em seus projetos.

5 dicas importantes da Criatividade:

1. Não deixe que as pessoas sufoquem sua capacidade, siga seus instintos, e ame o que faz!
2. Tenha uma disciplina com o seu trabalho, procure ter tempo para se dedicar ao que faz, procure alternativas, seja aberto aos novos produtos no mercado, abuse das cores e dos modelos.
3. Crie uma atmosfera a seu redor de pensamentos positivos, tenha sempre soluções caso algo de errado, expresse seu amor, suas idéias novas (mesmo se você cometer erros, e o que você fez não esteja de acordo com o que gostaria), esteja sempre ao lado de pessoas que não iram julgar seu trabalho como sendo ruim, ou sem importancia, pois pessoas assim, com certeza vão usar sua idéia para desenvolver algo novo.
4. Para ser criativo, você deverá lançar mão de pensamentos negativos, devera lançar mão da vergonha e seguir em frente, exercitando tudo o que você aprendeu.
5. Se você está trabalhando em um projeto novo, pare, pense, respire, reveja todos os conceitos em cima do que você esta criando, se aprofunde nas formas, nos modelos e vá em frente. Não desista!

AS PESSOAS CRIATIVAS, ACREDITAM QUE O SÃO, e isto faz a diferença!



Quando acreditamos em nossa CRIATIVIDADE, nós atraimos coisas boas, pensamentos diversificados, cheios de idéias, e desta união sai trabalhos maravilhosos, elaboramos projetos, desenhamos, pintamos, unimos o amor e a arte, e quando esta união esta presente, muita coisa linda aparece. Mas, com todos esses pensamentos, precisamos acreditar em nosso poder de criar algo novo, podemos começar com algo pequeno, uma simples escultura ou dica, e com isso, vamos elaborando em cima dessa escultura, algo melhor, algo maior, vamos mudando as cores, vamos mudando as dobras, vamos mudando o tamanho, tiramos alguns balões, colocamos outros, depois, você ira perceber que os resultados são maravilhosos, pois no início, o que era apenas uma INSPIRAÇÃO vindo de outros trabalhos, acabou se tornando algo belo e CRIATIVO com suas próprias mudanças.

Apenas para dar um exemplo do que estou falando, eu não sei usar muito bem o Corel, e hoje, não faço muita questão, visto que existem outros programas e aplicativos que podemos usar para fazer nossos desenhos, e como trabalho muito com delivery, para mim fica mais fácil desenhar no meu iPad, usando um aplicativo de nome Drawlines, onde podemos colocar fotos e fazer o desenho a mão livre.

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo comentario! Beijos no coracao!!!!